domingo, 6 de dezembro de 2009

Quem diria...

Celine: Memories are wonderful things, if you don’t have to deal with the past.
[Before Sunset - filme]

Quem diria. A gente se encontrar para um chope alguns anos luz depois. E tudo parecer igual apesar de estar tudo diferente. A calma dele fora do comum e a minha hiperatividade constante. O cheiro dele fora do comum e a minha bagunça gritante, e ele continua lindo. Uma beleza que fere os olhos. Mas que desta vez não me desconsertou e foi fácil admira-la sem qualquer constrangimento. Porque pela primeira vez em anos pude ver de perto, bem perto, que os opostos se atraem mais jamais se misturam. E o que era meio virou nada. As meias decisões, a meia vida em comum , os acontecimentos pelo meio, o meio de tudo - o medo de tudo - e nós que ficamos pelo meio, de repente, ali, numa mesa de bar virou nada. O que pra minha sorte – e pro alívio dele - finalmente aconteceu.
Quem diria. 4 anos. Às vezes parece que foi ontem, às vezes que foi há mil anos. E a gente de repente se encontrar para um chope. Depois de muita coisa, de muito tempo e de muitas pessoas. E poder ver que algumas coisas permanecem iguais, outras um tanto diferente. Fazia uma noite linda de enjoar. E velhos amigos estavam reunidos e arregalando os mesmos sorrisos que há tanto tempo eu não via. Me fazendo perceber que no passado a única coisa fora do lugar era a gente mesmo. Agora a única marca da presença dele na minha vida são as fotos escondidas e as lembranças. E lembranças são apenas coisas que já foram e não que continuam sendo. Sabendo disso fica fácil lidar com elas. Mais ainda gostar delas. Porque não é pecado nenhum apreciar as lembranças de uma vida que foi, mesmo que não exista mais forma de voltar a sê-la. Uma lembrança sem dor, pelo contrário, uma lembrança boa e feliz. Porque agora eu sei que aquela beleza irá ferir eternamente meus olhos, mas nunca mais meu coração.

2 comentários:

Shayene Machado disse...

Se eu pudesse definir tudo que li em duas palavras, eu diria: absolutamente libertador!
Mas não posso me contentar em dizer somente isso(Não mesmo!). Esse texto me lembrou uma música que gosto muitíssimo, aliás uma de minhas pediletas(Legião Urbana - vento no litoral).
Lendo alguns trechos de seu texto fui capaz de montar um filme em preto e branco de imagens marcantes, clássicas. É brilhante essa capacidade que algumas pessoas (almas raras!) possuem de trazer para dentro o que está de fora. Seu texto me proporcionou essa inserção. Eu me inseri no seu texto a ponto de me identificar com ele em determidos trechos.
E se me permite uma intromissão, acho que você deve ter toda razão: "no passado a única coisa fora do lugar era a gente mesmo"
E afirmo isso sem conhecer as inspiraões que movimentaram seus pensamentos para essa escrita, mas afirmo em conformidade com Renato Russo: "...Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou"

Afirmo porque na maioria das vezes é isso que ocorre. E o erro não está nas pessoas envolvidas. Talvez esteja no destino, no tempo, ... ou nisso ou naquilo.

Mas,francamente, não há relevância em identificar 'onde estará o erro', pois no final a conclusão é uma só: "Porque agora eu sei que aquela beleza irá ferir eternamente meus olhos, mas nunca mais meu coração."
Ou nas palavtas de Renato Russo: "a vida continua e se entregar é uma bobagem...Já que você não está aqui
O que posso fazer é cuidar de mim"

Ou nas minhas palavras (parafraseando você e Renato): a beleza que fere os olhos é convertida na consciência plena de que mais vale bem-viver consigo do que sobreviver de feridas que deformam o coração.

Adorei seu blog, seus textos, suas entrelinhas e cada detalhe implícito perdido (ou melhor: achado!) entre um período e outro.

ps.: minha nossa, escrevi um texto! Definitivamente, não consigo me adequar a objetividade! rs

Isabela Moreira disse...

Acho que o problema todo nas nossas vidas, é que definitivamente nada nunca parece acontecer no tempo devido.. Já reparou? Quantas vezes já conversamos sobre relacionamentos que DEVERIAM ter dado certo... Mas.. Por algum motivo não foi pra ser...
Espero sinceramente um dia chegar ao ponto que você já conquistou...
Espero realmente que um dia a beleza dele deixe de ferir meu coração e passe a ferir apenas meus olhos...
é um caminho longo a trilhar, mas, uma conformação eu tenho... Você tá do meu lado....

Preciso dizer que revivo as minhas histórias nas suas? E que Você me inspira?

Amo!