terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Dia de Combate à Intolerância Religiosa.

Comemoramos ontem pela primeira vez o Dia de Combate à Intolerância Religiosa. A data escolhida é uma homenagem a Dona Gilda, uma mãe de santo baiana, que faleceu dia 21 de janeiro de 2000. Ela foi vítima de intolerância religiosa, acusada de charlatanismo. O caso acabou em processo, e ainda está em julgamento.
O Brasil é um dos paises mais religiosos do mundo, praticante de 30 religiões diferentes e ainda assim peca na tolerância às diferenças que as pessoas possuem em relação umas para com as outras.
Ok, eu sei que casos como o de Dona Gilda levam ‘séculos’ para serem julgados, resolvidos e a vitima indenizada. Provavelmente vai continuar assim. Mas a promotoria de combate à intolerância religiosa já existe há quase dez anos e pouca gente sabe disso. Espero que a escolha e oficialização da data ajudem não só a divulgar os direitos do cidadão que sofre com intolerância religiosa, mas também reforce a consciência ao, tão esquecido pelos brasileiros, respeito mútuo.

Mais uma engatinhada dada. Fico feliz!

Um comentário:

Matheus Antonio da Cunha disse...

Olá!
Descobri seu blog através do seu comentário no Chongas.
Primeiramente, parabéns! Acho sempre uma ótima iniciativa a criação de blogs, seja o tema qual for, porque considero a mais pura e direta expressão de conhecimento, opinião, notícias e humor do início desse século.
Gostaria de desejar toda a sorte com o site, pois já vi pelos dois textos que você colocou que talento não lhe falta.
Saiba que o começo é muito difícil e muito frustrante, pois parece que escrevemos para uma parede, e exige muito tempo e disciplina para escrever com freqüencia - uma pena que não tenho mais o primeiro e tive que abandonar meu blog.
Novamente, parabéns! Você já está nos meus favoritos!