segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Futuros Leitores,

Como são estes os primeiros “passos” do Cultura Impura, nada mais lógico do que começar evocando meus Futuros Leitores!!! A todos que passarão por aqui deixo em primeiro lugar ‘Boas Vindas’ e uma breve explicação sobre o tema do blog e como surgiu a idéia.
Vontade de ter um espaço pra “botar a boca no trombone”, prosear, expor idéias, ou simplesmente oferecer distração àqueles que vagam pela internet, entediados, sem ter o que fazer, eu sempre tive. Mas iria falar sobre o que? Precisava achar um ponto de partida, depois disso a inspiração guiaria.
Sou amante da diversidade cultural, dos roteiros de viagem e das barcas furadas que a gente se mete de vez em quando, e foi ao passear por um site que falava sobre pontos turísticos do mundo que encontrei o meu “ponto de partida”: a Impureza da Cultura!
Com a tecnologia (cada vez mais avançada) tomando conta do mundo globalizado, será possível que exista algum lugar do mundo onde a cultura ainda seja COMPLETAMENTE PURA? Respondo, com toda certeza, que Não! Por tras da ideologia - seja ela qual for- somos, todos, seres humanos, que sente, pensa e vive. Então pra que tentar eleger o que "é melhor", "mais poderoso"? Selecionar ser humano?
Chega dessa mania de generalizar! “Os chineses são muito quietos”, “Os baianos preguiçosos”, “Iraquianos terroristas”, “Russos, meros embriagados”, “britânicos, pontuais”, etc., etc., etc.
Chega de achar que o bacana é ser Igual! Não importa se é homem ou mulher; Índio, negro, branco ou amarelo; Se tem cabelo crespo ou liso; Homo ou Heterossexual; Se prefere acarajé ou chimarrão. Por traz da identidade de cada um, vai existir sempre um ser humano, exatamente como você!
Experimente pegar uma mulher que acabou de dar a luz ao primeiro filho, aqui no Brasil, e uma na mesma situação, do outro lado do mundo, no Japão, e as coloque numa sala. Sem duvida elas encontrarão o ponto em comum – o filho que nasceu – derrubando qualquer diferença ou PRÉ-conceito cultural/racial. Essas mulheres certamente perceberiam que não importa onde elas nasceram ou quais são suas origens e gostos, o sentimento experimentado é o mesmo para ambas!
Enfim, o que cada povo/raça/país/tribo tem de peculiar não os torna melhores ou piores, menos ainda, menos (ou mais) humanos, os torna apenas Diferentes!

Pra quem ainda não entendeu: O Cultura Impura opõe-se a qualquer forma de etnocentrismo. Aqui é permitido se falar de qualquer coisa. Lance a impureza que quiser pra incrementar essa bagunça MARAVILHOSA!
Mantenha o RESPEITO. Esqueça qualquer forma de preconceito. Relaxe e abrace essa visão multicultural!
E ai? Quer falar de que?

Um comentário:

Anônimo disse...

Devemos respeitar as novas formas de cultura sim,mas não podemos exagerar e achar que qualquer forma de escrita deve ser aceitável.

Parabéns Lívia!!