sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Cotas...

Postando para dar a noticia da minha aprovação no vestibular da UFES para o curso de Letras - Inglês! Passei bem, mas apesar da pontuação fui jogada para o 2º semestre. Motivo? Cotas.
Não posso deixar de criticar o sistema de cotas para negros, índios e estudantes de ensino público. Atitude que divide o Brasil em duas cores, eliminando todas as nuances características da nossa miscigenação

O governo criou o sistema de cotas para encobrir a ENORME cratera que existe no sistema educacional de nosso país! Tentam maquiar esse problema que nos persegue há anos.
Precisamos é aumentar os gastos em educação, focalizando principalmente nos níveis primário e secundário. Vemos o exemplo de vários paises – os Tigres Asiáticos, por exemplo - que estavam em profunda crise e investiram pesado na educação. Resultado: A multiplicação de pães e peixes! Atualmente são capazes de desenvolver pesquisa e tecnologia de ponta, aumentaram seu PIB imensuravelmente e, hoje, têm condições de dar a seu povo escola, saúde, segurança, dentre outros. E o que as cotas tem a ver com isso??? Nada! O desenvolvimento ocorreu livre de qualquer medida desesperada para 'tapar buraco'.
Ao implantar nas universidades uma política de preferencia racial, o governo pula a etapa básica, que é a formação educacional do individuo. O estudante é literalmente “introduzido” na faculdade sem estrutura cultural para se apoiar. Com o tempo, os alunos que passaram no vestibular começarão a achar que são superiores àqueles que utilizaram o sistema de cotas. PRONTO! Teremos mais uma classe marginalizada, a dos estudantes cotistas - que são na maioria negros e índios.
Com o perdão da expressão, FUDEU TUDO!
Manipulação ideológica! Os estudantes de ensino público passam a acreditar que o país está mudando pra melhor. “Oba, alguém lembrou de nós!”.
Mas com o desnível cultural entre os estudantes de um mesmo curso, poderá vir a existir richas, já que se cria um novo patamar: o dos “culturalmente desfavorecidos”, que por sua vez são negros e índios!!! Desculpe se estou sendo repetitiva, mas estão entendendo onde eu quero chegar? Mesmo com as cotas, acabamos caindo no determinismo de raças. De novo!
Como resolver? Simples! Dar oportunidades iguais a todos! Utópico? Não! A solução é investir na formação primaria do ensino público, dar a estes brasileiros condições de concorrer ao vestibular.

Mas, quando o governo vai querer formar brasileiros pensantes? Não sei. O que sei é que pior que a arma é a IDEOLOGIA. Nossos governantes também sabem. Eles sabem que pior que enfrentar brasileiros armados é enfrentá-los com idéias! As idéias sim podem abalar seriamente as estruturas sociais! Com investimento pesado na educação, o resto seria conseqüência, e quem sabe, o NOSSO país finalmente começasse a crescer verdadeiramente. E não desta maneira ilusória e obscura que vivenciamos!





Operários, de Tarsila do Amaral.

2 comentários:

james emanuel de albuquerque disse...

Belo texto.

Que os deuses da academia te tratem com carinho...(cuidado com eles).

Beijo.

Anônimo disse...

Primeiro parabéns pela aprovação no vestibular! Segundo, concordo com você. Não acredito neste sistema de cotas, a solução está na educação de base.
Abraço!